Quem vê um edifício de destaque pronto, geralmente, não se lembra da rotina de execução. O fato é que o sucesso de um projeto depende, principalmente, de um bom planejamento de obras.
Na prática, na maioria das vezes, você está trabalhando em um projeto maior e mais complicado do que parece à primeira vista. Daí a importância do planejamento. Com todas as etapas mapeadas, é possível ter alguma flexibilidade no cronograma de execução, reduzir custos, evitar desperdício de recursos, prever e resolver os problemas antes mesmo que eles ocorram.
Neste artigo, mostramos como o planejamento de obras pode simplificar (e muito) a rotina de gestão, aumentando a produtividade.
Aproveite o conteúdo!
A digitalização da gestão de obras é um dos caminhos para simplificar o planejamento de obras e otimizar a gestão do projeto. |
Vale a pena consolidar a prática de planejamento de obras?
A obra está em execução, mas você se depara com um problema atrás do outro. Alta rotatividade de colaboradores, falta de alinhamento entre as equipes, necessidade de terceirização e horas: essas são apenas as questões relacionadas à mão de obra.
Na gestão de materiais, as dores de cabeça também aparecem. Quantidade insuficiente, baixa qualidade dos produtos, atraso na entrega e desperdício por falta de controle de estoque.
Tudo isso, é claro, impacta na gestão da obra, na motivação da equipe, no cumprimento das etapas do cronograma, na qualidade final da edificação e, por fim, na satisfação do cliente.
Sem um planejamento de obras consistente, você pode se deparar com esses e muitos outros problemas.
A boa notícia é que dá pra fazer diferente!
O planejamento de obras ajuda a garantir que os projetos sejam concluídos no prazo e dentro do orçamento, atendendo aos padrões de qualidade e garantindo protocolos de segurança para sua equipe.
Ao decidir planejar um projeto, você obtém uma série de benefícios:
- Esclarece as responsabilidades entre proprietários, construtores e profissionais, levando a uma excelente comunicação e trabalho em equipe;
- Gerencia com maior precisão custos e orçamentos, melhorando a gestão financeira e a lucratividade;
- Evita perda de tempo, dinheiro e reputação com atrasos caros;
- Integra todas as atividades de gestão de projetos no planejamento de obras da construção, do início ao fim.
Entenda como a tecnologia pode ser uma ferramenta facilitadora do planejamento e da gestão de obras. Confira nosso case de sucesso com a Precon! |
Planejamento de obras: a tecnologia como aliada
- Elaborar e acompanhar o cronograma;
- Fazer a programação e gestão de tarefas;
- Conferir as plantas em qualquer hora e lugar, inclusive nos dispositivos mobile, na palma da mão;
- Fazer medições;
- Registrar e acompanhar ocorrências de falhas e interferências na execução;
- Manter um diário de obra atualizado e integrado.