O que é ISO 9001?

Qualidade nos processos, otimização de recursos e redução de retrabalhos são alguns benefícios que a adoção de um sistema de gestão de qualidade pode oferecer para o setor da construção civil.

Por isso, investir na obtenção da certificação ISO 9001 é uma tática estratégica para as empresas que almejam aumentar a sua competitividade nesse mercado.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira a seguir!

O que é ISO 9001?

A ISO 9001 foi criada em 1987 pela Organização ISO, mas conhecida pela sua sigla em inglês International Organization for Standardization (em português, Organização Internacional de Normalização).

Baseada na norma britânica BS5750, tem como principal objetivo ser uma referência de padrão internacional para garantir a qualidade de produtos e serviços.

Resumidamente, a ISO 9001 é um sistema de gestão focado em otimizar processos, agilizar o desenvolvimento de produtos, melhorar a qualidade e o desempenho das empresas.

A certificação pode ser adotada por qualquer tipo de empresa, independentemente do seu porte ou da sua atividade.

Na construção civil, o sistema ISO é adotado para contribuir com a qualidade dos processos adotados e ajudar a reduzir retrabalhos e atrasos nas obras, aumentando a eficiência das construtoras e incorporadoras.

Como implementar e obter a ISO 9001 nas empresas da construção civil?

Apesar dos benefícios obtidos, conquistar o certificado ISO 9001 não é uma tarefa fácil e exige uma mudança profunda na cultura organizacional das empresas do setor da construção civil.

É importante ter em mente que o processo deve ser feito com um forte engajamento dos gestores e dos colaboradores. 

Também é preciso entender a diferença entre implementação e certificação, que são duas etapas diferentes do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Na fase de implementação, os processos são adequados para a obtenção da ISO 9001. Depois de realizada, as empresas contratam órgãos certificadores independentes que realizam auditorias para verificar se a implementação está condizente com a norma e, assim, emitir o certificado.

A certificação ISO 9001 é válida por 3 anos. Após esse período a empresa passará por uma nova auditoria de certificação (recertificação) para verificar a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade e quais foram as melhorias realizadas nesse período.

Quais são as etapas para a certificação ISO 9001?

Existem diferentes abordagens que podem ser utilizadas para que os requisitos de implementação sejam cumpridos.

No entanto, é fundamental que as construtoras e incorporadoras compreendam os três pilares da norma: consistência na prestação do serviço, satisfação do cliente e melhoria contínua.

Vale lembrar que o processo de certificação ISO 9001 pode levar meses, exigindo atenção total aos critérios da norma e o cumprimento de algumas fases importantes.

Confira as etapas para a aplicação da certificação:

Definição de metas

Ainda na fase de preparação, as empresas devem definir suas metas e objetivos e planejar como será a aplicação da ISO 9001.

Após definir qual será a abordagem usada e a equipe que será responsável pela implementação, deve-se escolher um gerente que possa coordenar as etapas de certificação juntamente com uma equipe multidisciplinar que acompanhará o processo.

Também é importante elaborar um plano de implementação, com cronograma de tarefas que norteará as demais etapas de certificação.

Documentação

Nessa etapa, o foco é levantar toda a documentação exigida para atender os requisitos técnicos. 

A documentação para se obter a ISO 9001 abrange desde a política geral da instituição até instruções detalhadas de trabalho. Todas elas devem refletir os valores e ações, cultura e processos operacionais específicos da área da atividade desenvolvida.

Implementação

Depois de seguir as etapas anteriores, deve-se partir para a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, adotando um sistema de trabalho que siga à risca os procedimentos definidos pela ISO 9001.

Nessa etapa, é importante que os colaboradores se engajem nos processos. A elaboração de instruções de trabalho pode ser uma boa forma de aumentar a adesão.

Auditoria interna

Após a implementação, o próximo passo é realizar auditorias internas para verificar se há erros nos processos, identificar falhas e realizar mudanças quando necessárias.

Embora não seja uma avaliação final, essa etapa é importante para fazer ajustes e evitar que problemas sejam detectados na auditoria de certificação.

Certificação ISO 9001

Por último, a certificação é realizada para definir se a organização está ou não apta a obter a ISO 9001.

Essa etapa é realizada por um auditor independente, que faz uma visita à instituição para uma auditoria local.

Também pode ser feita após dois meses de registros utilizando os processos baseados na norma.

Qual a importância da certificação ISO 9001 para as empresas?

A adoção e implementação eficiente de um SGQ pode contribuir para agilizar a produção e otimizar processos na construção civil, duas condições essenciais para as empresas que almejam se tornar mais competitivas, reduzindo custos, riscos e retrabalhos.

Confira as principais vantagens que a ISO 9001 pode trazer para o setor:

Padronização de processos e de serviços

A obtenção da certificação ISO 9001 exige que as empresas revejam seus processos, que devem ser padronizados para diminuir refações e falhas que prejudicam a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. 

Com os processos internos padronizados, também fica muito mais fácil uniformizar os procedimentos para a execução das tarefas, detectar erros e elaborar treinamentos. 

Aumento da qualidade e da produtividade

Com a implantação da ISO 9001, as empresas podem atingir patamares maiores de qualidade dos produtos e serviços oferecidos, aumentando a satisfação e a fidelização dos clientes.

Melhoria nos processos

Em um segmento com tantas atividades interdisciplinares envolvidas, a aplicação de normas de qualidade internacionais acaba sendo um fio condutor para a melhoria nos processos da empresa. 

O gerenciamento das obras passa a seguir padrões que contribuem para a evolução do posicionamento das construtoras e incorporadoras nesse mercado.  

Custos reduzidos

A ISO 9001 estabelece uma série de diretrizes para aumentar a eficiência das empresas.

Com a adoção dos processos de qualidade, é possível reduzir bastante o número de retrabalhos, de erros e o tempo gasto na execução dos serviços em canteiros.

Além de ajudar a cumprir cronogramas, as medidas adotadas também contribuem para que as empresas atinjam as metas orçamentárias e consigam reduzir custos de produção.

Conclusão

As construtoras e incorporadoras que desejam se destacar no mercado oferecendo maior qualidade dos seus produtos devem buscar a certificação ISO 9001.  

A tecnologia pode ser usada em todas as etapas necessárias para sua obtenção.

Para a gestão das obras, conte com a plataforma digital Construpoint, da Construmarket, software que facilita a organização de atividades e o controle de qualidade do canteiro, garantindo maior eficiência para o desenvolvimento do projeto de construção. 

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