Gestão da comunicação no canteiro de obras

Ao longo de uma obra, há equipes trabalhando em inúmeros processos, tanto no empreendimento, quanto no escritório: engenheiro, projetista, ajudante, financeiro, RH, gestor da qualidade, setor de suprimentos e inúmeros outros departamentos. A comunicação no canteiro de obras – seja entre as equipes internas, seja com as externas – é fundamental para o bom andamento do projeto e para seu sucesso. 

Quando a obra não repassa uma informação importante para o projetista – como, por exemplo, uma readequação necessária no projeto, há diversas consequências. Essa falha de comunicação pode provocar problemas na execução de projetos e de serviços, retrabalhos, atraso no cronograma e na entrega, custos extras, falta de segurança, acidentes de trabalho, entre outros. 

Se não há alinhamento, o risco de não ser seguido o procedimento ou as normas é muito grande. Por isso, a comunicação tem se tornado cada vez mais importante. 

Comunicação no canteiro de obras

Como as informações transitam por diversas pessoas com escolaridades diferentes – do ajudante até o diretor da empresa -, a linguagem precisa ser simples para adequar o entendimento. 

Colaboradores de todas as escolaridades transitam pelo canteiro de obras: do ajudante até o diretor da empresa

É papel da empresa ajudar a leitura e interpretação de normas, leis e projetos. Para isso, é possível investir em cursos e treinamentos rápidos. Além da troca de e-mails, telefonemas e WhatsApp, as reuniões entre as equipes são fundamentais para manter todos atualizados. Os Diálogos Diários da Segurança (DDS), por exemplo, são uma conversa rápida, mas muito importantes para repassar informações. 

A sinalização do espaço também pode contribuir para uma comunicação eficaz, fazendo uso de placas de alerta sobre a obrigatoriedade do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) ou, ainda, de indicação de produtos inflamáveis. 

Beatriz Aparecida Lima, Coordenadora de Sistema de Gestão Integrado na Zatz, afirma que a empresa procura deixar a gestão sempre à vista. Uma de suas ações é manter um quadro de avaliação das empreiteiras para divulgar uma nota que fica visível para todos, ajudando as pessoas a refletirem e a melhorarem no dia a dia.  

Principais problemas de comunicação

Um dos principais desafios da comunicação no canteiro de obras é alinhar a linguagem ao público. Usar linguagem mais rebuscada e termos muito técnicos poderá acarretar na dificuldade de compreensão da mensagem. 

Outro problema são os ruídos de informações que não se sabe de onde vieram nem como checar sua veracidade. Soma-se a isso a comunicação não ser constante, simples e clara. 

A alta rotatividade de trabalhadores nos canteiros também pode ser um problema. É comum realizar um treinamento com uma equipe que, tempos depois, tem uma composição totalmente diferente – o que exige constante revisão de procedimentos e informações. 

Ferramentas da comunicação no canteiro de obras

Algumas ferramentas podem ajudar no processo da comunicação, como os relatórios semanais que abordam informação do dia a dia das obras – como o diário de obras -, e os relatórios específicos da área da qualidade, da segurança e meio ambiente. 

A troca de e-mails, mensagens no whatsapp, telefonemas e rádios no canteiro também contribuem no dia a dia. 

A comunicação no canteiro também utiliza rádio

O Portal do SGI – Sistema de Gestão Integrada comunica sobre toda a documentação necessária nos escopos das normas, permitindo enviar por e-mail e visualizar a última versão disponível 

Na Zatz, Beatriz também utiliza o Construpoint para realizar os processos de inspeção de serviços e materiais, checklist de segurança e liberar o acesso para a coordenação e o pessoal de gestão de obras

Como a tecnologia pode ajudar a comunicação no canteiro de obras?

Segundo Beatriz, a tecnologia auxilia muito na consolidação de dados. Ela permite uma extração mais rápida das informações, possibilitando análises mais completas e mais complexas. Além da maior confiabilidade nos dados, ainda aumenta a segurança da informação e possibilidade enxergar e filtrar informações com mais agilidade. 


TEXTO: Rafaela Assali  


COLABORAÇÃO TÉCNICA

Beatriz Aparecida Lima, Coordenadora de Sistema de Gestão Integrado na Zatz. Técnica em Edificações pelo SENAI e graduada em Engenharia Civil. Pós-graduada em engenharia de segurança do trabalho e auditora de sistema de gestão integrado nas normas ISO 9001, PBQP-H, ISO 14001 e OHSAS 18001. 


Leia também:

4 motivos para digitalizar o gerenciamento de obras 

FVS digital acelera a transformação digital 

5 desafios da gestão da qualidade na construção civil 

administrator:

This website uses cookies.