A plataforma de gerenciamento de obras e qualidade Construpoint é a única plataforma que oferece os módulos de planejamento, engenharia, qualidade e rastreabilidade integrados.
Confira as funcionalidades do módulo de Engenharia:
Cronograma
Quer ter o status do andamento da obra em tempo real? O Construpoint permite a atualização — de forma analítica e sintética — do andamento da obra. Conectado com um módulo de programação, é possível analisar as curvas de avanço, os desvios e os dashboards com os números atualizados instantaneamente.
Com a plataforma para gestão de obras e qualidade, é possível visualizar os ‘gargalos’ na operação e realizar os devidos ajustes caso necessário.
Dessa forma, o planejamento e a gestão da obra são integrados na mesma plataforma, permitindo uma comunicação melhor e uma visão ampla da execução do projeto.
E-BOOK GRATUITO: 8 Passos para aumentar a eficiência das equipes e reduzir perdas nas obra
Programação e Gestão de tarefas
Este módulo do Construpoint garante maior eficiência na gestão das atividades e maior produtividade no canteiro da obra. Por meio do cronograma, o engenheiro consegue criar, distribuir e ainda acompanhar as tarefas da equipe e dos empreiteiros.
A plataforma de planejamento de obra ainda permite a troca de mensagens, fotos e vídeos de cada atividade registrada como tarefa. Dessa forma, o trabalho flui com maior rapidez e é possível fazer correções caso haja necessidade.
Plantas
Chega de andar pra lá e pra cá na obra com uma pilha de papéis embaixo do braço. Por meio da plataforma, as plantas dos projetos são incluídas no ambiente digital. Ou seja, é possível acessar as plantas do projeto em qualquer lugar e a qualquer hora.
Com esse recurso, o engenheiro pode tirar dúvidas e consultar detalhes do projeto, mesmo estando fora da obra. A plataforma permite ainda fazer marcações, compartilhar detalhes e utilizar um comparador digital que destaca as diferentes versões de uma mesma planta.
Ocorrências
Caso haja alguma ocorrência de erro, o sistema permite a inserção de fotos, vídeos, e a localização exata, para que você notifique o empreiteiro ou o profissional responsável na mesma hora.
Dessa forma, o empreiteiro receberá um documento completo com a descrição do problema, as informações e as imagens inseridas pelo engenheiro. Assim, é possível realizar um acompanhamento até a conclusão do reparo.
Após tudo resolvido, o sistema gera relatórios que servem para analisar as ocorrências e descobrir as falhas mais recorrentes na obra. Dessa forma, é possível garantir que esses erros não se repitam.
Contratos e medições
Como vimos até aqui, com a plataforma para gerenciamento de obras e qualidade é possível dar adeus a pilhas e mais pilhas de papel, inclusive contratos. Isso porque, mesmo sem estar conectado à internet, o Construpoint permite a visualização de todas as informações na plataforma.
Além disso, é possível realizar as medições de serviços no próprio local, como o controle de retenções e desconto de refeições, EPIs, combustível, entre outros.
O sistema permite controlar a evolução financeira de cada contrato, o fluxo de aprovações e ainda enviar diretamente ao parceiro um relatório com as informações para a emissão de notas fiscais.
Essa funcionalidade permite ainda a integração com o Sienge.
Diário de obras
Com o diário de obra é possível realizar o registro do dia a dia da obra com mais facilidade e acompanhar a evolução a partir de fotos e vídeos. Essa funcionalidade do módulo de engenharia permite ainda a geração de relatórios em PDF para analisar as evoluções da etapa de execução do projeto.
Com o módulo, o engenheiro pode gerar os diários da obra em PDF e compartilhá-los com os clientes ou com o departamento de obras.
Leia também:
5 desafios de gestão nos canteiros de obra