Logotipo Construpoint, plataforma de gestão de obras e qualidade

Por que digitalizar a checklist segurança do trabalho? 

Mais do que atestar o cumprimento de normas e legislações, as boas práticas com a checklist segurança do trabalho e fiscalização de obras são um reforço do compromisso com a saúde, proteção e bem-estar de todos os envolvidos no processo de construção no canteiro de obras. 
Mais do que atestar o cumprimento de normas e legislações, as boas práticas com a checklist segurança do trabalho e fiscalização de obras são um reforço do compromisso com a saúde, proteção e bem-estar de todos os envolvidos no processo de construção no canteiro de obras. 

O que é uma checklist segurança do trabalho e fiscalização de obras? 

A checklist segurança do trabalho e fiscalização de obras é uma ferramenta vital para o bom andamento das atividades no canteiro de obras, porque é por meio dela que os gestores e empreiteiros atestam a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e dos Equipamentos de Proteção Coletivos (EPCs), comprovando a conformidade de trabalho em relação às Normas Regulamentadoras e legislações específicas do segmento da construção civil. 

Este documento deve ser preenchido todos os dias no início e fim das atividades, com a relação de funcionários envolvidos na execução de determinado serviço, a listagem dos EPIs e dos EPCs com as suas condições de preservação e funcionalidade e quantos dos colaboradores estavam, de fato, cumprindo com as exigências, além de observações sobre existência de riscos em potencial no local de trabalho. Isso é importante tanto para o resguardo da construtora em relação a multas em auditorias e fiscalizações, quanto para a própria segurança e preservação da vida dos trabalhadores. 

A checklist segurança do trabalho e fiscalização de obras tem papel fundamental na prevenção de acidentes e na garantia de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos. Além disso, ao realizar inspeções regulares e rigorosas, de acordo com os itens listados na checklist, as empresas podem identificar áreas de melhoria, implementar ações corretivas e garantir que os padrões de segurança sejam mantidos. 

Assim, toda construtora que deseja um bom andamento em suas obras deve investir na melhor relação possível com esta documentação. 

Qual a importância da checklist segurança do trabalho e fiscalização de obras para a construtora?

Como mencionado anteriormente, um dos principais fatores de importância da adoção de boas práticas em relação à checklist segurança do trabalho e fiscalização de obras reside no cumprimento mais assertivo de Normas Regulamentadoras e legislações específicas de trabalho. Estar em conformidade com tais requisitos mantém sua empresa resguardada em casos de auditorias e impede autuações e punições que inflariam custos e afetariam severamente o caixa da construtora. 

E para além das questões técnicas, é válido ressaltarmos a importância da checklist segurança do trabalho e fiscalização de obras para o cuidado com o lado humano dentro do canteiro de obras, já que o monitoramento contínuo dos trabalhos em campo gera maior proteção ao bem-estar e à vida daqueles que estão envolvidos na execução dos serviços. A diminuição dos acidentes de trabalho traz um alívio significativo tanto para o caixa da empresa em relação a retrabalhos quanto em relação à judicialização nos casos de invalidez ou até óbito, mas acima de tudo, a prevenção de acidentes graves traz à construção civil, de maneira geral, um novo patamar de evolução e desenvolvimento rumo a carreiras mais dignas, satisfatórias e valorizadas em relação às relações humanas. 

template diario de obra

Benefícios da digitalização da checklist segurança do trabalho e fiscalização de obras 

Agora que já esclarecemos o que é a checklist segurança do trabalho e fiscalização de obras e qual a sua importância para o desenvolvimento mais tranquilo e resguardado de projetos da construção civil, chegamos a um ponto igualmente crucial para o sucesso na relação entre construtora, gestores e empreiteiros e esta documentação em questão: a digitalização desta ferramenta de acompanhamento para o aumento da praticidade no preenchimento, organização e armazenamento de informações. 

O trato com a checklist em papel deixa esta documentação sujeita aos mais diversos infortúnios que um canteiro de obras pode propiciar, como o extravio de uma ou várias folhas, os danos e eventuais perdas de informações pela sujeira e a desorganização delas para os momentos em que acontecerem auditorias ou fiscalizações. 

Além de maior praticidade e segurança, o trato com tais documentos digitais traz: 

Ganho de tempo na organização das verificações de equipes 

Com preenchimento em poucos cliques e a possibilidade de armazenamento em nuvem de forma instantânea, a checklist segurança do trabalho e fiscalização de obras em formato digital gera ganho de tempo para gestores e empreiteiros, otimizando a rotina e trazendo eficiência e assertividade para o acompanhamento das atividades. 

Garantia de conformidade regulatória de toda a documentação 

A checklist segurança do trabalho e fiscalização de obras preenchida de forma digital tem possibilidade maior de padronização, com a disposição de informações e conteúdo organizada de forma mais clara, simplificando a localização e conferência em auditorias.

Como o Construpoint descomplica sua relação com a checklist segurança do trabalho e fiscalização de obras? 

O Construpoint é a única plataforma de gestão de obras, em todo o mercado, que possui um módulo especificamente destinado para tratar a checklist segurança do trabalho e fiscalização de obras. Com ele, os gestores e empreiteiros podem acompanhar, registrar e comprovar o cumprimento de especificações e de Normas Regulamentadoras para os serviços executados em cada etapa de avanço da construção. Tudo de forma organizada e intuitiva. 

Preencha a checklist em tempo real e de onde você estiver, mesmo offline, e conte com o sistema de sincronização automático para envio destes documentos à nuvem quando sua conectividade for restabelecida. Implemente o acompanhamento digital, centralizado e colaborativo de dados. Dê notas e avalie equipes no cumprimento de utilização de EPIs, visando sempre a melhoria nas relações com a segurança no canteiro de obras. Atue com responsabilidade e assertividade. 

Saiba mais numa demonstração gratuita com nosso time de especialistas e leve praticidade para a condução das atividades no canteiro de obras. A relação de sua empresa com a checklist segurança do trabalho e fiscalização de obras nunca mais será a mesma depois de conhecer nossa solução moderna, tecnológica e inovadora. 


LEIA TAMBÉM

Lorem ispum

Lorem ipsum dolor sit amet

Conteúdos relacionados

Inscreva-se em nosso blog gratuitamente e receba as novidades!

    Construpoint, ferramenta de digitalização de obras.

    Descubra como o Construpoint pode digitalizar a sua obra