Cada projeto de construção tem desafios únicos que costumam testar a experiência e a paciência de quem se envolve na coordenação e gestão das obras.
Como garantir a colaboração entre equipes multifuncionais?
É possível antecipar problemas que podem levar a atrasos ou ultrapassar o orçamento?
De que maneira melhorar o desempenho do projeto?
Neste post vamos mostrar cinco entraves que uma obra pode ter e de que maneira uma plataforma de gestão de obras e qualidade é capaz de reduzi-los.
1- Comunicação da equipe
A comunicação no setor da construção é essencial. Com diferentes fornecedores e equipes muitas vezes trabalhando em um único projeto, o desafio da comunicação eficaz é imenso.
Uma plataforma de gestão de obras e qualidade leva em conta esse desafio, fornecendo um hub central onde as equipes se comunicam diretamente no projeto ou tarefa relevante. Um registro completo de todas as comunicações é mantido e pode ser revisto a qualquer momento, facilitando a vida de todos os envolvidos.
Além disso, por essa plataforma ser baseada em nuvem, pode resolver o desafio de gerenciar equipes remotamente, dando a todos o acesso a um espaço de trabalho central e digital. Ao registrar comunicações, atividades e documentos, coordenadores e gerentes de projeto, a empresa pode monitorar o progresso das equipes em tempo real e prever problemas mais cedo.
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2- Gerenciamento de projetos com uma plataforma de gestão de obras
A gestão adequada de um projeto de construção é urgente. Pequenas (e importantes) responsabilidades, como lembrar os membros da equipe dos próximos compromissos, por exemplo, são complicadas. Não só isso, estão propensas a erros humanos e realmente devem ser automatizadas, juntamente com planos, finanças e relatórios.
Quanto mais tarefas administrativas forem automatizadas, melhor. Afinal, essa ação vai liberar tempo e recursos para a empresa se concentrar em ações mais estratégicas, como o sucesso do projeto e a lucratividade do negócio.
Os projetos podem sofrer atrasos, erros ou até mesmo falhas como resultado de processos sem articulação. Assim, uma vantagem do uso da tecnologia na gestão dos projetos é que se torna mais simples de acompanhar detalhes como: onde os documentos são armazenados, de que maneira as planilhas de horas são enviadas e como as tarefas são rastreadas.
Uma plataforma de gestão de obras e qualidade também deve fornecer mais do que apenas ferramentas que permitem que as equipes realizem tarefas. Ela deve automatizar o fluxo de trabalho e as tarefas administrativas, como alertas e lembretes, alocação de recursos e rastreamento de KPI para aumentar a produtividade.
Se uma tarefa sofrer uma alteração, o sistema precisa gerenciar essa mudança automaticamente, atualizando as datas de início e término de todas as tarefas dependentes, além de avisar os envolvidos e ajustar os lembretes. Esse tipo de complexidade administrativa pode e deve ser automatizada para que as equipes se concentrem nas entregas.
Conheça 4 motivos para digitalizar o gerenciamento de obras.
3- Erro humano
Garantir que a equipe sempre siga as melhores práticas pode ser um exercício quase impossível ao gerenciar projetos manualmente. As políticas têm aplicação complicada, o erro humano pode ser difícil de prever e, como resultado, o risco do projeto aumenta.
Ao escolher uma plataforma de gestão de obras e qualidade, é importante ter em mente um sistema que seja orientado por cronograma, em vez de uma simples variedade de ferramentas digitais. Muitas plataformas têm o benefício adicional de orientar as equipes na entrega do projeto e incorporar as melhores práticas em todas as etapas.
4- Antecipação de problemas
Uma plataforma de gestão de obras e qualidade ajuda a antecipar problemas e a melhorar a comunicação da equipe. Sem um software, a velocidade de comunicação em um projeto de construção é desacelerada e, com isso, os gestores perdem atualizações sobre problemas antes que eles aconteçam.
Quando as equipes se comunicam adequadamente, trabalham de forma eficiente e automatizam tarefas administrativas, é possível entregar projetos de melhor qualidade. Quer a equipe seja composta por contratados ou colaboradores internos.
Além da comunicação da equipe, é sempre melhor pensar nas questões de custo o quanto antes. Sem a ajuda da tecnologia, não é possível antecipar custos excessivos quando alguém atualiza as finanças manualmente. Ao automatizar o gerenciamento financeiro, a ferramenta consegue prever um estouro no orçamento.
5- Excessos de tempo e custo
Os excessos de tempo e custo são muito comuns em projetos de construção, impactando diretamente na lucratividade. Sem software, muitas empresas consideram esses elementos inevitáveis em todos os projetos que entregam.
Mas o efeito na lucratividade e na satisfação do cliente significa que são métricas extremamente importantes para todas as empresas de construção.
O uso de uma plataforma de gestão de obras e qualidade ajuda a resolver esses desafios fornecendo de forma eficaz os quatro benefícios anteriores. Se você decidiu que é a hora certa de investir em uma plataforma de gestão de obras e qualidade, é crucial escolher uma solução desenvolvida especificamente para o seu setor.
Por que Construpoint?
A plataforma Construpoint integra os times de planejamento, canteiro de obras, qualidade e engenharia das obras em uma única plataforma. Com uma solução totalmente digital, você consegue acessar Fichas de Verificação de Serviço (FVS), Fichas de Verificação de Materiais (FVM), medições, ocorrências e cronogramas com apenas alguns cliques, de onde estiver, seja online ou offline.
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