Databook: o que é e como montar?

Entenda o que é um databook, qual a sua importância e o que é necessário para montar um.
Databook: o que é e como montar?

Você sabe o que é um databook e como ele pode ser utilizado na construção civil para trazer melhores resultados? Já usa essa ferramenta nos projetos desenvolvidos pela sua empresa?

Neste post, você vai aprender o que é um databook, qual a sua importância e o que é necessário para montar um databook!

O que é databook?

Um databook é, literalmente, uma espécie de livro, eletrônico ou não, que conta com diversas informações relacionadas a uma obra. Ele reúne todos os documentos e arquivos importantes, do início ao fim da obra, em um único local. Facilita o acesso e a busca por dados específicos.

Com o desenvolvimento tecnológico, essa tarefa é ainda mais fácil e os databooks digitais são uma ótima alternativa. Mas, como os tradicionais físicos, sua elaboração precisa envolver os setores técnico, comercial e de qualidade da obra – somente assim será possível fornecer uma visão 360º do empreendimento.

As empresas de grande porte, como multinacionais, costumam exigir o databook ao contratar uma prestação de serviço, garantindo a conformidade de tudo o que está sendo feito.

Qual a importância de um databook?

Na construção civil, os databooks são fundamentais. Como esse é um material extenso e detalhado, é possível encontrar todas as informações necessárias para conhecer os processos empregados a cada etapa da obra.

O cliente, por exemplo, pode consultá-lo sempre que houver necessidade de manutenção, reformas, ampliações ou recuperação dos dados relativos à construção. Desta forma, o Databook acaba sendo útil por todo o ciclo de vida do prédio: desde a construção até a sua completa demolição.

Leia também: A importância de ter uma gestão à vista na obra

Mas, para que ele tenha sucesso, é necessário que a sua construção leve em conta  uma estratégia que tenha como ponto principal a padronização. Essa estruturação é especialmente válida principalmente quando as empresas de engenharia e construção possuem times diferentes responsáveis pelos projetos.

A partir do momento que os databooks são desenvolvidos a partir do mesmo modelo, evitam-se informações desencontradas e a incoerência nos dados que poderiam gerar retrabalho.

Com um databook, sua empresa garante o fluxo dos processos, além de mostrar mais credibilidade e profissionalismo para os clientes atendidos, gerando aumento no nível de satisfação. O acompanhamento por meio do databook também ajuda a evitar atrasos e o extravio de documentos.

No caso dos databooks digitais, temos a centralização das informações em um ambiente online, maior segurança, pois o banco de dados é protegido, fácil acesso ao conteúdo do databook, integração com os documentos, mais agilidade, redução de custos e de burocracia.

Leia também: Como funciona a gestão de obras com o Construpoint?

FEED E STORIES TEMPLATE DIARIO DE OBRAPrancheta 2 copiar 3

3 vantagens da utilização dos databooks

  1. Agrupa todos os dados mais importantes da obra em apenas um repositório, minimizando informações desatualizadas;

  2. O databook é fundamental para consulta diante de uma dúvida, assim como na hora de procurar uma informação e organizar todos os processos realizados dentro do projeto;

  3. Redução da possibilidade de erros, já que os dados podem ser consultados quando for necessário.

Como montar e o que deve conter um databook?

Em primeiro lugar, para montar um databook a equipe envolvida deve armazenar as versões finais de todos os documentos referentes à prestação do serviço.

A organização do databook vai depender do método mais adequado para a empresa e para o cliente, podendo variar. Até o momento, não existe um padrão normativo que regulamente a estrutura do databook.

Leia também: 5 dores que uma plataforma para gestão de obras resolve

Além disso, é imprescindível que o databook seja acessível e, ao mesmo tempo, considere as principais medidas de segurança de informação. Uma dica é usar um bom software de gestão que faça o armazenamento de todas as informações relevantes na nuvem.

Na maioria das vezes, o databook é estruturado em capítulos. Cada parte pode ser estruturada em pastas físicas ou um arquivo eletrônico.

As dificuldades na estruturação de um databook

Ao montar um databook, sua empresa pode enfrentar dificuldades. Conheça algumas abaixo:

  • Ausência de dados e requisitos da documentação;
  • Dificuldades em priorizar e cumprir prazos;
  • Ausência da assinatura do inspetor responsável;
  • Falta de conhecimento e metodologia adequados para fazer a gestão do databook;
  • Armazenamento sem observação dos requisitos de segurança;
  • Falta de digitalização de todos os documentos recebidos;
  • Falta de um formato adaptável para diferentes dispositivos;
  • Ausência de software para ajudar na montagem e organização.

Cabe salientar que tão importante quanto a divisão do databook é a forma como ele é redigido. Quanto mais elaborado e atraente, mais interessante seu negócio se tornará para o mercado.

Redação: Construmarket

AGENDE UMA DEMO CP 4

Leia também:

Lorem ispum

Lorem ipsum dolor sit amet

Conteúdos relacionados

Inscreva-se em nosso blog gratuitamente e receba as novidades!

    Construpoint, ferramenta de digitalização de obras.

    Descubra como o Construpoint pode digitalizar a sua obra