Conheça 5 problemas gerenciais com os quais os engenheiros devem lidar nas obras

Gerenciar uma obra está longe de ser uma tarefa simples. É preciso administrar, simultaneamente, o cumprimento de metas relacionadas a custos, prazos e qualidade. Também é necessário gerir profissionais com formações diversificadas e se antecipar a uma infinidade de imprevistos que podem acontecer.

À frente dessa missão difícil, mas muito estimulante, estão os engenheiros que coordenam as atividades nos canteiros. Em suas rotinas diárias, esses líderes precisam lidar com diversos obstáculos e problemas gerenciais, como listamos a seguir:

1) Dificuldades com o planejamento

Muitos dos problemas gerenciais enfrentados pelos engenheiros nas obras estão associados ao atraso na entrega dos projetos, à falta de clareza de documentos e plantas e às interferências entre as disciplinas não equacionadas previamente. Como consequência dessas falhas na gestão há retrabalhos, desperdício de tempo e de esforços.

Nesse ponto, as plataformas digitais nos auxiliam na organização dos projetos, controle das revisões e na distribuição das tarefas para cada equipe

Vinícius Constantino

“Nesse ponto, as plataformas digitais nos auxiliam na organização dos projetos, controle das revisões e na distribuição das tarefas para cada equipe”, comenta Vinícius Constantino, coordenador de projetos na Novolar, construtora do Grupo Patrimar. “Essas ferramentas também são essenciais para o rastreamento de projetos, que podem ser acessados remotamente de qualquer local por projetistas, arquitetos e engenheiros”, continua Constantino.

2) Não cumprimento dos prazos previstos no planejamento

Esse é um dos maiores problemas gerenciais que os coordenadores de obras podem enfrentar e podem acontecer de diversas formas, como a falta de controles sobre o andamento das atividades e a baixa produtividade das equipes.

As consequências — atraso na entrega e o não atingimento das metas — podem ser bastante danosas para a imagem do profissional e da construtora. Evitar tais transtornos requer um esforço holístico que começa com a seleção de profissionais e empreiteiros terceirizados. Também é fundamental a implantação de metodologias de gestão eficazes, que assegurem visibilidade sobre a atuação das várias frentes de serviço, além de monitoramento que permita antecipar possíveis desvios de execução.

3) Problemas gerenciais podem esconder uma comunicação ineficiente

Os problemas de comunicação são motivos corriqueiros de falhas e conflitos no gerenciamento das obras. Por isso, vale dedicar atenção especial para garantir canais que facilitem o percurso da mensagem, a rastreabilidade das informações e a eliminação de ruídos. “A comunicação é sempre um desafio para os engenheiros nos canteiros. São muitos profissionais e muitas frentes de trabalho acontecendo ao mesmo tempo, o que eleva o risco de retrabalho e desperdícios”, comenta Ralph Montelo, diretor do produto Construpoint, da e-Construmarket.

4) Carência de dados para tomada de decisão

Um coordenador de obras toma decisões importantes a todo momento e, para fazer isso com sucesso, precisa estar respaldado em informações. O problema é que, muitas vezes, esses dados estão dispersos em vários locais. Além disso, algumas empresas ainda utilizam controles em papel, o que dificulta mais a extração de dados para a produção rápida de relatórios gerenciais.

Para solucionar essa fragilidade, há os programas de gestão de obras que permitem maior domínio sobre o processo produtivo e geração de indicadores de desempenho para apoiar a tomada de decisão no canteiro.

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5) Falhas na gestão da qualidade

No papel de líder positivo, o gestor é determinante para o desempenho de seu time e da organização. A ausência de uma rotina semanal de gestão da qualidade com as partes envolvidas é um dos problemas que colocam em risco a qualidade dos serviços realizados

Rodrigo Giacomazzi

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes. Inconsistências nesses controles podem significar demora na identificação de desvios e retrabalhos.

“No papel de líder positivo, o gestor é determinante para o desempenho de seu time e da organização. A ausência de uma rotina semanal de gestão da qualidade com as partes envolvidas é um dos problemas gerenciais que colocam em risco a qualidade dos serviços realizados”, destaca Rodrigo Giacomazzi, coordenador de obras da construtora Bidese. Ele lembra que os engenheiros das obras também precisam ser capazes de engajar e motivar o time de campo a preencher e gerenciar devidamente os registros da gestão da qualidade. O Sistema envolve muitos documentos, como o Plano de Qualidade de Obra (PQO), os controles de resíduos, de consumo de água e energia e de materiais no canteiro, as fichas de inspeção, entre outros.

Redação: AECWeb

Colaboração técnica

Rodrigo Giacomazzi — Engenheiro civil pós-graduado em Gerenciamento de Projetos e MBA em controladoria em finanças e em incorporações imobiliárias SP. Auditor interno ISO-9001. Coordenador de obras da Construtora Bidese com a implementação da metodologia SIM (Smart Internal Management). 

Vinícius Constantino — Arquiteto e urbanista, é coordenador de Projetos MCMV na Novolar, construtora do Grupo Patrimar. 

Ralph Montelo — Formado em análise e desenvolvimento de sistemas, tem experiência internacional nos EUA e na Alemanha e mais de 10 anos de vivência em obras imobiliárias e edificações. É diretor do produto Construpoint, da e-Construmarket.

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