Indicadores de qualidade: quais usar na construção civil?

O uso de indicadores de desempenho como ferramenta de gestão é uma estratégia importante para as empresas que querem se manter competitivas no mercado da construção civil. 

São diversos os indicadores que podem ser aplicados em diferentes etapas de um empreendimento, desde a fase de orçamento até a ocupação do imóvel, e que ajudam a levantar informações para tomadas de decisões muito mais assertivas. 

A seguir, confira o que é e quais são os indicadores de qualidade, um dos mais usados no setor! 

O que são indicadores de qualidade?

Entre os vários indicadores de desempenho, os relacionados à qualidade são aqueles que focam nas medidas de satisfação dos clientes, nas características dos produtos e dos serviços prestados e na percepção do cliente final.  

Também ajudam a mensurar a relação entre o número de entregas dentro do padrão e as entregas totais.  

Quando corretamente usados, os índices de qualidade ajudam a preservar o orçamento e o cronograma das obras, reduzir o número de retrabalhos durante a execução, levantar a quantidade de defeitos e traçar estratégias para corrigi-los.  

Confira os principais indicadores de qualidade da construção civil:

Defeitos

Uma das maneiras mais eficientes de medir a qualidade de uma obra é acompanhar a conformidade do empreendimento com as especificações técnicas exigidas pelas normas regulamentadoras do setor. 

Isso ajuda a diminuir os problemas que exigem retrabalho durante a execução e no pós-obra, sobretudo nos quesitos estrutura e acabamentos, considerados os mais críticos.  

A gestão de obras deve contar com ferramentas para medir a quantidade de defeitos que surgem, identificando quais são eles, quais são os custos ‘e o tempo necessário para sua correção e quais são as melhorias que devem ser aplicadas nos processos. Essa é a melhor maneira de evitar que eles ocorram, garantindo uma entregar de qualidade ao cliente final.  

Prazos

A indústria da construção civil é bastante complexa e sua produtividade está atrelada a diversos fatores, como condições climáticas e variações de oferta e demanda das matérias primas. Por isso, um dos gargalos é o estouro nos cronogramas das obras. 

Obras entregues fora do prazo costumam acarretar processos judiciais, multas e despesas imprevistas, impactando bastante o custo do empreendimento, além de afetar a imagem das empresas no mercado. 

Para minimizar esses riscos, as construtoras devem usar indicadores de prazos de entrega. O ideal é que a porcentagem de obras entregues nos prazos a cada trimestre se mantenha sempre acima de 80%. Abaixo disso, será preciso rever os processos e fazer ajustes para eliminar os problemas que estão prejudicando a produção. 

É importante lembrar que tudo o que se mede pode ser melhorado. Identificar as etapas de execução mais problemáticas, traçar e anotar metas semanais, acompanhar e registrar o avanço físico e os percentuais concluídos por atividade no canteiro também ajudarão o gestor a entender esses processos.  

Retrabalho

A qualidade está diretamente ligada à eficácia dos processos implantados dentro dos canteiros e à eficiência de quem executa.  

O gestor de obras deve estar atento a tudo, registrando, inclusive, todos os retrabalhos feitos pelo canteiro durante a execução de uma tarefa. Levantar tudo o que foi feito ou refeito pelos colaboradores é essencial para mensurar o número de retrabalhos e ajustar procedimentos para evitá-los.  

Se esse indicador estiver muito alto, o ideal é rever os processos, avaliar as equipes e apostar em treinamentos para aumentar a qualidade do serviço prestado.  

Como criar um indicador de qualidade para sua construtora?

Além desses exemplos já citados, as empresas podem criar os seus próprios indicadores de qualidade.  

Embora não exista uma regra ou um padrão para criá-los, é importante contar com a ajuda de um especialista que consiga entender quais são os processos e como traçar uma estratégia de medição de qualidade de acordo com os objetivos definidos pelas construtoras e incorporadoras.  

Também é importante definir as métricas que serão analisadas. A escolha correta das métricas e a avaliação das informações que serão extraídas  ajudarão a construtora a atingir seus objetivos.  

Outro cuidado é definir como será a forma de coletar os dados, quem será responsável por fornecer os números necessários e quem fará a revisão desses dados.  

Conclusão

Um gerenciamento de obras baseado em dados levantados através dos indicadores é muito mais eficiente, previsível e controlável, o que contribui consideravelmente para elevar a qualidade dos empreendimentos.  

O uso de ferramentas digitais ajuda a gerar indicadores sobre o desempenho e a qualidade, inclusive produzindo gráficos e relatórios. Essas informações são valiosas para apoiar o gestor a tomar decisões rápidas e assertivas. 

Se você quer incrementar ainda mais a sua gestão de obra, aposte na plataforma digital Construpoint, da Construmarket, software que facilita a organização de atividades e o controle de qualidade do canteiro, garantindo maior eficiência para o desenvolvimento do projeto de construção.   

TEXTO: Gisele Cichinelli

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