FVS: entenda o que é e a sua importância

FVS é um registro e checklist de todas as etapas dos serviços de uma obra. Ela facilita a Gestão da Qualidade na construção e é uma comprovação de que a obra passa por monitoramento e controle.

Geralmente, a FVS é preenchida pela equipe da obra – normalmente, o estagiário ou o técnico em edificações – e auditada por um terceiro neutro, como um consultor. Este profissional deve ser capacitado para isso, conhecer todo o processo e os serviços necessários e conseguir identificar potenciais desvios que possam vir a ocorrer.

Seu preenchimento não é obrigatório por Lei ou Norma, mas trata-se de uma boa prática e um aliado para o Sistema de Qualidade – sobretudo para empresas que buscam certificações como a ISO 9001 e o PBQP-H, porque a FVS leva em conta as Normas Técnicas exigidas nessas certificações.

Benefícios de preencher a FVS

A FVS permite monitorar e medir o desempenho dos serviços de uma obra, assim como saber se ela está ou não no caminho e no prazo planejado. É possível saber também quantos desvios aconteceram, verificar se os custos planejados estão de acordo com a realidade e até definir a manutenção ou a troca de algum fornecedor.

Segundo Thiago de Lima Ramos, Analista de Qualidade Pleno na Racional Engenharia, “a FVS é uma ferramenta muito importante para a retroalimentação do seu processo de qualidade”, pois através da leitura dos dados gerados por seu preenchimento, é possível perceber se um sistema vai ter algum problema de utilização ou mesmo uma redução de vida útil por conta de alguma patologia ocorrida durante a execução do serviço.

Ou seja, a FVS é um dos principais instrumentos que permitem a gestão da obra, já que contém informações e dados que identificam os pontos fracos do sistema, sendo uma ferramenta indispensável para ajudar no replanejamento e na tomada de decisões mais estratégicas.

O que uma FVS precisa ter?

Uma FVS deve compreender, de forma clara e objetiva, todos os serviços que precisam ser realizados, como o processo de compra e recebimento de materiais, a contratação de fornecedores, os detalhes do projeto, os critérios de aceitação ou reprovação de um serviço, entre outras informações consideradas importantes pela gestão.

Além disso, deve identificar os responsáveis por cada serviço, os desvios mais críticos que podem precisar de um plano de ação estratégico, os equipamentos necessários de medição e as etapas de liberação dentro de cada tarefa.

FVS digital

Deixar de utilizar o papel para preencher a FVS digital contribui muito para a diminuição do impacto ambiental. Além disso, ressalta Thiago, uma das principais vantagens da FVS digital é poder compilar as informações de forma muito mais rápida e em tempo real. Algumas plataformas, como o Construpoint, ainda permitem o preenchimento utilizando celulares e tablets mesmo sem internet na obra – evitando, assim, atrasos na coleta e na compilação manual das inspeções.


COLABORAÇÃO TÉCNICA

Thiago de Lima Ramos – Engenheiro Civil com mais de 10 anos de experiência em implantação e manutenção de sistemas de gestão de qualidade, aplicação de auditorias e gestão de processos em obras residenciais, corporativas e logísticas.
 


Leia também:

FVS é fundamental para obra da construção civil

Construpoint garante acompanhamento de obra à distância

5 desafios de gestão nos canteiros de obra

administrator:

This website uses cookies.