5 motivos para contratar ferramenta de gestão de obras

5 motivos para contratar ferramenta de gestão de obras

Redação Portal AECweb / Texto: Juliana Nakamura


Ferramentas de gestão de obras têm sido muito aproveitadas pelas construtoras para conectar os times, organizar a programação dos serviços, acompanhar as atividades de modo geral e melhorar os controles.

Essas ferramentas permitem ao construtor monitorar prazos e a qualidade do empreendimento em tempo real, lembrando que o acesso à informação de forma simples e rápida faz a diferença na tomada de decisão“, diz Ralph Montelo, diretor de produto do Construpoint, da Construmarket.

Na hora de selecionar uma solução para digitalizar a gestão da qualidade em obras, é prudente que o construtor avalie quais sistemas disponíveis no mercado se adequam melhor às características de sua empresa. “É importante considerar o número de obras e usuários, observar quantas licenças a ferramenta de gestão de obras oferece, se o sistema funciona em nuvem, se trabalha on-line ou off-line e, ainda, se é possível acessar a plataforma por smartphones e tablets“, diz Rodrigo Giacomazzi, coordenador de obras da construtora Bidese.

Outros pontos a serem levados em conta na comparação de soluções são o suporte ao cliente, a avaliação de usuários e a possibilidade de integração com outros sistemas existentes.

A seguir, elencamos algumas razões que explicam o interesse das construtoras em tecnologias digitais para gestão e acompanhamento de obras. Confira:

1) Guardar inspeções

A realização de inspeções, a conferência de checklists e o preenchimento das fichas de verificação de serviço e de material (FVS e FVM) são atividades rotineiras nos canteiros de obras. Até pouco tempo, esses procedimentos eram feitos manualmente em registros em papel, com muita demora e alto risco de perda de informações, seja pelo extravio de formulários em papel, seja por falhas durante o processo de digitação dos dados. Um ganho de produtividade considerável foi conquistado com o processo de inspeção de FVS via smartphone ou tablet. Isso criou oportunidades para reduzir riscos e agilizar a consolidação dos dados em indicadores, gráficos e relatórios para suporte à tomada de decisões.

2) Centralizar informações e melhorar o acesso às informações

Muitos problemas que ocorrem em uma obra poderiam ser minimizados se os gestores tivessem informações relevantes para a tomada de decisão em mãos, no tempo certo. As ferramentas de gestão e acompanhamento de obras podem auxiliar nesse sentido, ao garantir a centralização dos dados em uma única plataforma, tornando-os mais acessíveis e otimizando os controles. Algumas plataformas mais robustas dão visibilidade e controle a todo o processo produtivo. As equipes passam a ter acesso às informações atualizadas de diversas áreas, o que também adiciona transparência.

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3) Melhorar a integração das equipes

Há inúmeros imprevistos que impactam os cronogramas das obras. As plataformas de gestão e acompanhamento podem incorporar recursos para criar um canal direto de discussão entre os envolvidos com avisos pelo celular, registros de leitura e controle de respostas até que haja uma decisão final. Mais além, os envolvidos podem trocar mensagens de texto e voz, fotos, vídeos, fazer marcações sobre as plantas e anexar arquivos. Com todas essas soluções, a comunicação fica mais objetiva e eventuais conflitos são solucionados de forma mais rápida.

4) Organizar a gestão de tarefas

Uma parte essencial da gestão de obras é a distribuição e o acompanhamento das atividades para que elas aconteçam como o previsto no planejamento e no cronograma. Entre outros recursos, as plataformas digitais permitem que o engenheiro acompanhe esse fluxo por meio de um smartphone. Elas também possibilitam que os participantes de cada atividade troquem mensagens, fotos e vídeos agilizando a realização de correções, quando necessárias.

5) Digitalizar o processo de entrega das unidades

Ao longo do ciclo de produção de um empreendimento, um dos momentos importantes é a vistoria para a entrega das unidades. Nessa hora, é possível impactar positivamente os clientes ao substituir formulários em papel por equivalentes digitais. “O inspetor colhe a assinatura digital do cliente e, se alguma não conformidade for encontrada, aciona o pessoal de reparos incluindo comentários e fotos”, comenta Ralph Montelo, ressaltando que a tecnologia permite o armazenamento dos relatórios de inspeção em nuvem, bem como o envio do documento em formato digital para o proprietário.

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COLABORAÇÃO TÉCNICA

Rodrigo Giacomazzi — Engenheiro civil pós-graduado em Gerenciamento de Projetos e MBA em Controladoria em Finanças e em Incorporações Imobiliárias SP. Auditor interno ISO-9001, é coordenador de obras da Construtora Bidese.

Ralph Montelo — Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é diretor de produto do Construpoint, da Construmarket.

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